O Celebra Sinop terá, como nas edições anteriores, a praça de alimentação da Festa das Nações com as entidades beneficentes e seus voluntários servindo pratos típicos no Centro de Eventos Dante de Oliveira. Este ano são 14 (em 2017 foram 7 entidades) que ficam com a renda para ser aplicada nas inúmeras ações que cada uma desempenha.
A Caopa terá culinária uruguaia; Acoas, com comida americana; Rotary, pratos do Brasil; Lions, com menu da Itália; Centro Espírita, comida da China, OMES, com comida mexicana; Ondas, com pratos da França, Cáritas Diocesana de Sinop, comida de Portugal, Pastoral da Criança, culinária russa; Moto Clube Insanos com a barraca do Chopp e, a Apae, com comida cubana.
O Centro Social Menino Jesus (Orfanato Menino Jesus) participará novamente com culinária alemã. O presidente João Carlos Girardi, é um momento de celebração e, principalmente, de mostrar à população que existem pessoas da sociedade civil que auxiliam o município a cuidar do cidadão.
“Primeiro que a festa em si é uma celebração e acredito que isso é importante para a cidade como um todo. O segundo aspecto é que para a instituição é importante mostrar à comunidade e sociedade que existem essas instituições. Por mais que seja filantrópica a instituição vem para ajudar o município, ou seja, além das ações do poder público, também tem instituições que somam para melhorar a vida de quem vive em Sinop, uma cidade próspera que ajuda as pessoas que aqui moram”, declarou, através da assessoria.
O Celebra Sinop vai de 12 a 15 de setembro, no Centro de Eventos Dante de Oliveira, para comemorar o aniversário do município, agregando cultura, festival de música, Festa das Nações, feira de artesanato. Conforme Só Notícias já informou, haverá dois shows nacionais, com Padre Antônio Maria e o outro com a cantora gospel Fernanda Brum-, noite cultural, Musicanto, competição nacional de motocross freestyle, entre outros, marcando as festividades de comemoração dos 40 anos de emancipação política e os 45 de fundação da cidade.