A terceira edição do projeto do Tribunal de Justiça de Mato Grosso ‘Judiciário em Movimento’ com diversas atividades de inclusão social, debate com a sociedade, aproximação da alta administração com servidores, magistrados e operadores do direito será entre os dias 19 e 24, em Sinop. Nesta edição o projeto atenderá o Polo Judicial III, que engloba as comarcas de Sinop, Colíder, Itaúba, Marcelândia, Cláudia, Terra Nova do Norte, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã, Feliz Natal, Vera e Tapurah, e Polo IV (Alta Floresta, Apiacás, Paranaíta, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo e Matupá).
De acordo com informações da assessoria, entre as atividades programadas está a audiência pública “elaboração do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário 2021-2026”, que pretende identificar as dificuldades e os anseios da sociedade mato-grossense na busca por um Judiciário mais acessível, célere e eficiente. As discussões ocorrem dentro da programação do projeto Judiciário em Movimento, idealizado pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha. O debate está previsto para ocorrer das 8h às 12h, no dia 23, no Tribunal do Júri de Sinop. Os interessados em participar como debatedores podem se inscrever no site do Tribunal de Justiça
O juiz e diretor do Fórum, Cleber Luís Zeferino de Paula que a vinda da comitiva do Judiciário a Sinop representa a “consolidação dos avanços que a Comarca vem conquistando ao longo dos anos”, avalia. “Começando lá atrás, em 2014, com a elevação da Comarca para a Entrância Especial, passando pelo curso de ‘Segurança Institucional e Autodefesa’, que acabamos de concluir, culminando com a construção do novo fórum”, afirmou.
Outro evento, promovido pelo tribunal, por intermédio da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) e Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) e com a parceria da Associação Mato-Grossense de Magistrados (Amam), será a XVII Jornada de Estudos, que tem como público-alvo magistrados das comarcas que integram os polos de Sinop e Alta Floresta. As palestras ocorrerão nos dias 23 e 24, no Fórum de Sinop.
O presidente Carlos Alberto afirmou que a ação ‘começou com o objetivo de reunir em um só local, mais próximo da comunidade, diversas ações que o Poder Judiciário já desenvolve durante todo o ano. “O Judiciário em Movimento atua em quatro frentes ao mesmo tempo. Em uma das frentes, o Judiciário atende a população com serviços como reconhecimento de paternidade, conciliação e mediação, por exemplo. Há ainda a frente de trabalho da qualificação, com capacitações para magistrados e servidores, com a Jornada de Estudos. Também dentro do Judiciário em Movimento realizamos uma audiência pública para ouvir da sociedade quais devem ser as prioridades para o Poder Judiciário nos próximos seis anos. E levamos serviços do Juizado Itinerante”, explicou.
A iniciativa já foi realizada nos polos judiciais de Cuiabá, no mês de junho, e de Rondonópolis e Primavera do Leste, em abril.O projeto do Poder Judiciário se desenvolve em quatro eixos de atuação com audiência pública – para garantir que o cidadão tenha acesso à justiça.
Jornada de Estudos – para efetivar a integração entre o Poder Judiciário, instituições, entidades e organizações e promover a gestão por competências, garantindo a capacitação continuada. Escola Itinerante – com finalidade de garantir confiabilidade, integralidade e disponibilidade das informações, serviços e sistemas. Além disso, acesso à Justiça – com a realização de atendimentos à população local e implementação de Círculos de Construção de Paz (não conflitivo) com os alunos da rede pública de ensino. No bairro serão realizadas sessões de conciliação e mediação com a participação da Defensoria Pública e a difusão da oficina de pais e filhos.