A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) realizou formação para as sete escolas plenas de Cuiabá e Várzea Grande, que fazem parte do projeto-piloto do novo Ensino Médio. Na oportunidade, entre vários assuntos tratados, os gestores das escolas receberam orientação sobre o preenchimento da Proposta de Flexibilização Curricular (PFC) e participaram de uma oficina sobre os itinerários formativos.
Segundo o coordenador do Ensino Médio da secretaria, Isaltino Alves Barbosa, a PFC é um desenho de como a escola vai trabalhar a flexibilização do currículo no segundo semestre letivo. “Essa proposta é baseada no itinerário formativo, projeto de vida e protagonismo juvenil”, destaca.
A partir do ano letivo de 2020, as escolas-pilotos vão trabalhar a nova proposta curricular baseada na formação geral básica e o itinerário formativo. “O itinerário é a possibilidade que o aluno tem de aprofundamento em uma área de conhecimento – linguagem, ciências da natureza, matemática, ciências humanas – ou na formação técnica profissional”, explica Barbosa.
Os participantes receberam também o chamado “questionário de escuta”, que será preenchido pelos alunos. O documento elenca uma série de perguntas levando em consideração os interesses deles. Cada escola levou um formulário para o preenchimento dos estudantes.
Para a coordenadora pedagógica Amanda Katielly Souza Silva, da Escola Estadual José de Mesquita, no bairro Porto, em Cuiabá, “o encontro foi uma oportunidade para debater, conversar, dialogar e tirar dúvidas sobre o novo Ensino Médio”.
A coordenadora pedagógica Silmara Dencate Santa Rosa, da EE Rafael Rueda, do Pedra 90, também em Cuiabá, tem o mesmo entendimento sobre a formação. “Apesar de nossa escola já trabalhar o protagonismo juvenil, projeto de vida e disciplinas eletivas, ainda temos muitas dúvidas. Daí a importância de encontros como esses. A nossa expectativa sobre o novo Ensino Médio é grande”, ressalta.
Além das escolas José de Mesquita e Rafael Rueda, participaram também da formação as EE Plenas Cleinia Rosalina, João Panarotto, Antônio Epaminondas, Nilo Póvoas e Honório Rodrigues Amorim.