O prefeito Luiz Binotti assinou um termo de cooperação com o Estado para climatizar a escola Luiz Carlos Ceconello, localizada na rua Peroba, no bairro Cerrado. O município ficará responsável pela compra de 14 aparelhos de ar condicionado para a unidade, que é a única da rede estadual no município que não tem os equipamentos nas salas.
A prefeitura irá comprar, por meio de licitação, 10 aparelhos com capacidade de 58 mil BTUS e mais quatro com capacidade de 24 mil BTUS. Os equipamentos serão cedidos para o Estado e a instalação também será custeada pela prefeitura. O termo de cooperação terá validade de até quatro anos, mas poderá ser prorrogado.
A autorização para a assinatura do documento foi dada pela câmara de vereadores em maio deste ano. “O prefeito, preocupado com os alunos, com os professores, com o rendimento das crianças e adolescentes, pediu que fizesse algo. Reunimos a escola, montamos o projeto, que agora foi aprovado pelos vereadores”, disse, na época, a vereadora Cristiani Dias (PT).
A instalação de ar-condicionado é uma reivindicação antiga da comunidade escolar. Vereadores e o ex-prefeito Otaviano Pivetta também buscaram alternativas para resolver o problema. A escola já possui dez aparelhos e o município irá complementar com as outras 14 unidades. A previsão é que os equipamentos sejam instalados até outubro.
A Escola Estadual Luiz Carlos Ceconello atende do primeiro ao nono ano do ensino fundamental. Atualmente, a unidade possui mais de 900 alunos matriculados.