A operação integrada Agenda Nacional 1 começou, esta manhã, na região de Barra do Garças (50o km de Cuiabá), para combater criminosos articulados para prática de atividades ilícitas ordenadas de dentro dos presídios e centros socioeducativos de Mato Grosso. Mais de 70 suspeitos são procurados. O número de presos até agora não foi informado. São 33 mandados de prisões contra membros de uma organização criminosa e 40 de buscas e apreensões, com objetivo de apreensão de armas, drogas, veículos, documentos e outras provas de crimes cometidos pelos suspeitos.
Das unidades prisionais em Barra do Garças, Água Boa, Nova Xavantina, Comodoro, Cuiabá, e Aragarças, em Goiás, criminosos de facções “estão por trás de crimes violentos como latrocínios e roubos, ocorridos em Barra do Garças e municípios circunvizinhos, e ainda agindo corriqueiramente em estelionatos, furtos e tráfico de drogas, tudo objetivando disseminar a violência e fortalecer diversas formas de arrecadação financeira ao grupo criminoso”, informa a Polícia Civil.
As ordens judiciais foram expedidas pela 7ª Vara do Crime Organizado de Cuiabá. A operação faz parte da agenda do ministério da Justiça e da secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), coordenada pela Polícia Civil de Barra do Garças, com apoio da Polícia Federal e da Polícia Militar e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).