PUBLICIDADE

Sinop sedia encontro empresarial com foco na estruturação de políticas públicas para o varejo

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

Sinop sedia, nesta sexta-feira, o encontro empresarial que pretende unir entidades e representantes dos poderes públicos em discussões em torno de questões essenciais para o desenvolvimento do setor varejista. Haverá atividades coletivas com foco no desenvolvimento local e regional conciliando interesses comuns e objetivos compartilhados.  Será na CDL, das 14 às 17hs. Pela manhã, a partir das 8 horas, lojistas associados e seus colaboradores poderão assistir a palestras sobre produtos e serviços da CDL, como o cadastro positivo. À tarde passa a ser o desenvolvimento regional colocando em mesas-redondas os empresários e os políticos da região.

O professor Marcos Lima, consultor de uma organização especializada em gestão de políticas públicas e organizacionais, e o especialista em gestão e articulação de políticas públicas Ângelo Roncalli comandam o evento. “O nosso foco de atuação será desenvolver e implantar metodologias que promovam, por meio da articulação de lideranças, o desenvolvimento regional e local, com a estruturação concreta de propostas de políticas públicas para o varejo brasileiro”, explica Lima, acrescentando que, a iniciativa pelo poder de mobilização das lideranças do Sistema CNDL (Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas), considerando interesses comuns e objetivos compartilhados entre o setor do varejo e as demais políticas públicas setoriais. O especialista explica que os resultados das atividades serão compilados de forma a materializar demandas, planos de ação e propostas de políticas públicas que deverão ser articuladas junto aos atores políticos. “Pela minha experiência, esses processos de construção têm demonstrado que nós poderemos não só mobilizar e conscientizar as lideranças do varejo, mas também contribuir para uma melhor organização interna do setor varejista que é tão fundamental para a economia nacional”, avalia.

Sobre o PP 4.0 – Com investimento total de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos, o projeto prevê três tipos de eventos que percorrerão todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 encontros, 12 de cada tipo.

Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também serão promovidos 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, será desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.

“O fortalecimento das lideranças do setor varejista depende de ações articuladas com a participação dos setores público, privado e terceiro setor. Haverá também destaque para atividades efetivas de articulação das lideranças com o poder público para alinhamento das demandas na agenda política local”, afirma o presidente da CNDL (Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas), José César da Costa. “Os resultados desses encontros serão compilados de forma a materializar demandas, planos de ação e propostas de políticas públicas”, explicou, através da assessoria da CDL.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...
PUBLICIDADE