O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) determinou que o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Aron Dresch, deverá cumprir imediatamente uma liminar que autoriza o registro de atletas do União Esporte Clube para a disputa do campeonato sub-19. O clube de Rondonópolis entrou com pedido de afastamento do mandatário alegando que ele se recusa a cumprir a sentença.
O Colorado entrou com ação, esta semana, afirmando que Dresch impediu o registro de seis atletas, com base em uma determinação judicial emanada pela 2ª Vara do Trabalho de Cuiabá. No julgamento liminar da ação, o auditor Renato de Perboyre Bonilha, do TJD, entendeu que a decisão trabalhista impede apenas o registro ou liberação de atletas que possam originar “crédito financeiro” para o União, o que não seria o caso do registro dos seis jogadores para a disputa da competição.
No dia 26, Renato determinou que a FMF fizesse o imediato registro dos atletas. Ainda, em julgamento de embargos de declaração impetrado novamente pelo União, Perboyre fez constar na liminar que os atletas relacionados poderiam ir a campo pela equipe de Rondonópolis.
No entanto, o União ingressou com nova ação, afirmando que Dresch se recusou a cumprir a liminar. “Em que pese o entendimento do presidente da Federação de Futebol, deveria o mesmo buscar, através dos recursos disponíveis, a suspensão da decisão deste relator e não deixar de cumprir uma liminar proferida pelo Tribunal de Justiça Desportiva, o que demonstra a falta de respeito da pessoa do presidente por este TJD”, disse Renato Perboyre, em nova decisão proferida nesta sexta-feira.
Além de ser afastado imediatamente por 120 dias, Dresch poderá ter que pagar multa de R$ 80 mil, caso não cumpra a nova determinação.
O União é semifinalista do Campeonato Mato-grossense sub-19. Na primeira partida, venceu o Grêmio Sorriso por 1 a 0. O segundo jogo será neste sábado, no Luthero Lopes, em Rondonópolis. Luverdense e Cuiabá disputam a outra vaga na final. O campeão garante vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior.