O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso autorizou os eleitores dos municípios de Curvelândia, que possui 3.929 eleitores, e Glória D’Oeste, com 2.494 eleitores (282 e 308 km de Cuiabá) a se cadastrarem biometricamente no cartório eleitoral em Mirassol D’Oeste. A Justiça Eleitoral ainda não possui postos de atendimento nesses municípios, sendo que pertencem à 18ª Zona Eleitoral.
“Sem esta autorização, nós não conseguíamos fazer o cadastramento biométrico destes eleitores, mesmo eles sendo atendidos no Cartório onde contamos com os kits de coleta dos dados biométricos. Solicitamos e fomos atendidos pelo TRE para alterar o sistema e permitir que seja autorizada esta coleta”, destacou o chefe do Cartório da 18ª Zona Eleitoral, Gilson Lourenço Ribeiro.
Ele reforçou que a distância entre os municípios é relativamente pequena. “Nós atendemos diariamente estes eleitores. Curvelândia está a apenas 25 quilômetros, e Glória D’Oeste está 50 quilômetros de distância do cartório. Eventualmente realizamos plantões nestes municípios para facilitar o acesso à Justiça Eleitoral. Estamos ofertando antecipadamente a coleta de dados biométricos”, finalizou Ribeiro.
O TRE em Mato Grosso, assim como o Tribunal Superior Eleitoral, possuem o projeto de cadastrar 100% dos eleitores biometricamente do Estado nos próximos dois anos. Atualmente, o Estado possui 1,55 milhão de eleitores cadastrados com biometria, o que representa 72,79% do total.