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Polícia faz operação em prefeitura de Mato Grosso sobre fraudes no abastecimento de combustível

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Só Notícias (foto: divulgação/arquivo)

Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos, hoje, pela Polícia Civil, na operação denominada “Ouro Negro”, deflagrada pela em investigações da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), que apuram fraudes no abastecimentos da frota de veículos da Prefeitura de Poconé (104 km ao Sul de Cuiabá ). Quatro buscas foram na prefeitura e um mandado na cidade de Uberlândia (MG), em uma empresa.

A ação, inserida no inquérito policial de 2018 apura fraude, praticada entre os anos de 2017 e 2018, no sistema de gerenciamento de abastecimento da frota municipal, com inserção de dados falsos, por meio de registros de abastecimentos fictícios dos veículos (não efetivamente realizados), em total desconformidade com a média de consumo.

A investigação aponta que os veículos apresentavam quantidade superior a capacidade do tanque de combustível e até mesmo com combustível diferente do utilizado pelos carros oficiais.

Conforme o delegado da Defaz, Sylvio do Vale Ferreira Junior, a fraude tem a participação de funcionários públicos municipais, do proprietário e dos funcionários do posto de combustível credenciado e da empresa Trivale, responsável por gerenciar os abastecimentos da frota municipal de Poconé.

A operação busca apreender documentos e computadores que possam comprovar indícios de crimes contra a administração pública, peculato e organização criminosa contra a Prefeitura de Poconé. A informação é da assessoria da Polícia Civil.

Outro lado
“Com relação à operação denominada “Ouro Negro”, deflagrada pela Polícia Civil nesta quinta-feira (13) sobre supostas irregularidades no abastecimentos da frota de veículos da Prefeitura de Poconé, a ValeCard, empresa prestadora de serviços na área de meios de pagamentos, benefícios e gestão de frotas, esclarece que não tem ingerência sobre os beneficiários e valores creditados nos cartões, função esta que fica a cargo da empresa ou órgão público contratante. A ValeCard informa ainda que, embora funcione no formato de auto-gestão, o seu sistema de pagamentos conta com uma série de mecanismos que visam coibir fraudes. No caso em questão, a ValeCard prestou serviços à Prefeitura mato-grossense no período de 12 de junho de 2017 a 12 de junho de 2018. Atualmente, o referido contrato encontra-se bloqueado devido ao fim do período de vigência, e não há nenhum outro contrato ativo com a prefeitura de Poconé. A ValeCard está colaborando com as autoridades e fornecendo todas as informações e documentos solicitados. Por fim, a empresa coloca-se à disposição para eventuais esclarecimentos”, informa a assessoria da empresa, em nota encaminhada ao Só Notícias.

(Atualizada 14:50h – 17/6)

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