Depois de uma semana tranquila e sem muitas discussões no plenário, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (DEM), anunciou que a próxima semana será dedicada à votação de vetos do governador Mauro Mendes (DEM). O assunto gera interesse porque as matérias anulam projetos aprovados por deputados em plenário, mas que podem ser derrubados se houver pelo menos 13 votos contrários à medida do governador.
Desde o mês passado, quando houve votações semelhantes, já se acumularam mais de 40 vetos a serem analisados. Para que nenhum parlamentar perca a votação, o presidente já avisou que os colocará em pauta a partir da próxima terça-feira (11) e apelou pela presença de todos.
“Nós temos aqui mais de 40 vetos que estão na Casa, há mais de 90 dias. Por conta disso, já pode trancar a pauta. Então nós temos que acelerar essa votação para que lá na frente não haja problema, por exemplo, onde qualquer um pode trancar a pauta. Então nós vamos votar os vetos a partir da próxima terça-feira”, disse.
Apesar do apelo, a Assembleia ainda não divulgou quais projetos foram vetados pelo governador Mauro Mendes.
Botelho também deu prazo de 30 dias para os parlamentares apresentarem emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020, que já está na Casa e que deve ser votado na primeira quinzena de julho.