O 1º leilão Direito de Viver de Guarantã do Norte (233 quilômetros de Sinop) será no dia 30, às 11h, na Associação dos Criadores da cidade (Acritã) para arrecadar fundos para o Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos) e construção da Unidade de Prevenção do Câncer em Sinop. Os valores que serão divididos para cada um ainda serão definidos.
Serão investidos mais de R$ 24 milhões na construção em Sinop. A sede será em uma área, próxima ao aeroporto presidente João Batista Figueiredo. A previsão é que seja concluída em 24 meses. Não está definido quando começa. O projeto arquitetônico já foi elaborado.
Além do prédio, Sinop também deve receber uma unidade móvel para realização de exames de prevenção do câncer de mama e colo do útero pela região. Depois de pronta a unidade terá um custo mensal R$ 300 mil. Uma comissão do município foi até Barretos conhecer o hospital para implantar a unidade com atendimento móvel, “mamógrafo, aparelho de ultrassom e mesas de exames que serão realizados em aparelhos mais modernos e totalmente gratuito para a população. A unidade móvel atenderá mulheres entre 25 a 69 anos em aproximadamente 42 municípios.
O Hospital de Amor é o maior centro de tratamento de câncer e o mais conceituado da América Latina, atende cerca de 6 mil pacientes por dia. Os equipamentos são de alta tecnologia e os profissionais totalmente especializados. O hospital já atendeu e continua atendendo, gratuitamente, centenas de pessoas de Sinop e demais cidades de Mato Grosso. Como forma de apoio ao hospital, que realiza os atendimentos de forma totalmente gratuita, anualmente são realizados leilões em diversos municípios do Estado e do país para arrecadar dinheiro para a unidade.