A Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz) e Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), realiza, está manhã, a oitiva de Frederico Muller Coutinho, apontado pelas investigações da Polícia Civil, como líder de uma das organizações criminosas que comanda o jogo do bicho em Mato Grosso, desarticuladas na operação Mantus. Ele será ouvido pela delegada Juliana Chiquito Palhares.
A operação Mantus foi deflagrada, no último dia 29, para o cumprimento de 33 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão domiciliar, com objetivo de prender duas organizações criminosas envolvidas com lavagem de dinheiro com o jogo do bicho. As ordens judiciais foram cumpridas em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Sorriso e em mais 3 cidades. Um dos alvos foi preso no aeroporto de Guarulhos com apoio da Polícia Federal.
As investigações iniciaram em agosto de 2017, conseguindo descortinar duas organizações criminosas que comandam o jogo do bicho no Estado de Mato Grosso, e que movimentaram em um ano, apenas em contas bancárias, mais de R$ 20 milhões. Uma das organizações é liderada por João Arcanjo Ribeiro e seu genro Giovanni Zem Rodrigues, já a outra é liderada por Frederico Muller Coutinho, informou a assessoria da Polícia Civil. Os três apontados como líderes foram presos.