PUBLICIDADE

OAB cancela registro de advogados e ex-secretários do Estado condenados por corrupção

PUBLICIDADE
Só Notícias/Gazeta Digital

Os advogados e ex-secretários do ex-governador Silval Barbosa, Pedro Elias e Cesar Zílio tiveram suas inscrições na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) canceladas. A penalidade estabelecida pelo Tribunal de Ética e Disciplina (TED) devido a infração ética e disciplinar. Considera as condenações por corrupção enquanto estavam na gestão estadual.

O julgamento do procedimento administrativo contra os dois ocorreu, ontem, mas cabe recurso. Apesar de proibidos de exercer a advocacia, o registro de ambos aparece como regular no cadastro Nacional de Advogados (CNA) até que seja a ação transite em julgado (não caiba mais recurso).

Cesar Zilio e Pedro Elias são delatores da Operação Sodoma, na qual são acusados de integrarem organização criminosa liderada por Silval Barbosa. Ambos ocuparam a Secretaria de Administração durante a gestão Silval e teriam usado o cargo para ajudar o grupo a desviar recursos dos cofres do Estado.

No acordo de delação firmado junto ao Ministério Público Estadual (MPE) Pedro Elias se comprometeu a devolver R$ 2 milhões à Justiça. Ele foi condenado a 15 anos de prisão. Já Cesar Zílio devolveu R$ 1,3 milhões e foi condenado a 10 anos de prisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE