Os agentes penitenciários apreenderam durante inspeção de rotina no raio azul da penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira o “Ferrugem” diversas barras de ferro, balanças artesanais, porções de cimento e celular com chip escondidos em meio aos colchões dos internos, ontem à tarde. Além disso, foi descoberto o início de abertura de um túnel no banho de sol da cela.
Ainda de acordo com o registro dos agentes, a equipe de plantão retirou os internos e encaminharam todos para quadra para realizar uma revista com mais cautela e específica. No entanto, houve quebra dos protocolos de segurança pelos internos e, com isso, necessidade do uso de spray de pimenta para controlar a ação.
Os agentes penitenciários informaram ainda no relatório, foi necessário congelamento dos recuperandos para que um oficial de justiça pudesse cumprir mandado de prisão e alvará de soltura. No entanto, alguns se negaram cumprir a ordem e foi necessário uso de granada de pimenta e disparo com munição menos letal controlando a situação.
Os reeducandos foram distribuídos em outras quatro celas do mesmo raio e direção da unidade determinou a instauração de uma procedimento para apurar os responsáveis pelo armazenando dos materiais e abertura do túnel.