O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), que é subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) está fazendo sobrevoos com um Embraer Legacy IU-50, no aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. As informações foram confirmadas pela assessoria da Força Aérea Brasileira (FAB), ao Só Notícias.
Ainda de acordo a assessoria, o GEIV testa, na prática, se os dados fornecidos pelos equipamentos de auxílios à navegação – instalados dentro e fora dos aeroportos – são confiáveis. Esses equipamentos enviam informações às aeronaves, indicando o caminho que deve ser seguido. Eles balizam os pilotos para pousos e decolagens não só em condições normais, mas, especialmente, quando a meteorologia está desfavorável.
Consta no sistema do Decea que a inspeção verifica a qualidade dos sinais destes equipamentos em voo, fazendo análises, medições e, quando necessário, correções para que os mesmos atendam aos parâmetros previstos. Atualmente, a organização inspeciona regularmente os cerca de 900 auxílios à navegação aérea instalados no Brasil.