O pré-poo é a técnica que vai proteger o cabelo crespo e cacheado da limpeza excessiva do shampoo. É que o produto, por mais que seja essencial na lavagem, também pode remover a oleosidade natural dos fios. Esse pré-shampoo pode ser feito com óleos finalizadores, máscaras e até mesmo condicionadores, ou seja, o que você achar mais prático: a ideia é aplicar o produto no cabelo cerca de 5 a 15 minutos antes do banho, deixar agir e, depois, aplicar o shampoo normalmente. Dessa forma, os riscos de ressecamento diminuem.
2 – Capriche na umectação
Voce já ouviu falar na umectação? A técnica nada mais é do que aplicar um óleo vegetal, como o de coco ou de argan, por exemplo, em todo o cabelo, da raiz as pontas, e deixar agir por cerca de 2 horas. O produto vai hidratar os cachos profundamente, amenizando o frizz, dando mais brilho e garantindo nutrientes que as agressões externas retiram dos fios. Depois dessas 2 horas, a dica é remover todo o óleo do cabelo com a ajuda de um condicionador, em vez do shampoo.
3 – Fitagem faz os cachos durarem mais tempo
A fitagem é uma técnica de finalização queridinha de quem adora vários day afters, o que é ótimo no inverno, quando o intervalo entre as lavagens deve ser maior. O legal é que, por necessitar de uma quantidade maior de creme para pentear, o cabelo também fica mais hidratado. Para fazer, divida o cabelo em 4 partes. Depois, aplique o creme em toda a extensão do fio, mecha a mecha, separando-a com os dedos, como se fossem fitas. Depois, “amasse” a mecha das pontas até a raiz. Repita o passo a passo em todas as mechas e, no final, deixe secar naturalmente ou com difusor.
4 – Borrifador: seu aliado capilar no inverno!
Ter um borrifador em mãos é o que vai garantir um day after mais bonito no inverno! A dica é fazer uma misturinha de água, óleo e creme para pentear para dar um “up” nos cachinhos que perderam a definição ao longo dos dias. Você pode borrifar todo o cabelo ou escolher algumas mechas para umedecer e definir os cachos com os dedos, por exemplo.
5 – Durma de touca!
Proteger os cachos na hora de dormir é um truque válido para prolongar a definição dos cachinhos e, claro, proteger os fios do frizz causado pelo atrito com a fronha do travesseiro. Se você não tiver uma touca, não tem problema: vale usar uma camisa de algodão, uma meia calça cortada ou uma fronha de cetim.