PUBLICIDADE

Justiça condena ex-prefeito em Mato Grosso que deixou município no cadastro de inadimplentes

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Lucas Ninno/arquivo)

O juiz Carlos Eduardo de Moraes e Silva condenou Edson Harold Wegner, ex-prefeito de Gaúcha do Norte (240 quilômetros de Sinop), por atos de improbidade administrativa. O magistrado acatou os argumentos na ação movida pelo município, de que o ex-gestor deixou a cidade em péssima situação financeira, “pois, diante da inexecução dos convênios e ausência das respectivas prestações de contas o ente federativo passou a figurar no rol de municípios inadimplentes, ficando impossibilitado de firmar outros convênios com o Estado”.

Na ação, o município alegou ainda que Edson “cometera diversas impropriedades, sendo constatadas também pelo Tribunal de Contas do Estado, onde houve a reprovações de suas contas no exercício de 2007 e 2008, , contas anuais de gestão do ano de 2008, contas anuais de governo do ano de 2008 e e contas anuais de 2007”.

Para o magistrado, “a farta documentação acostada à inicial aliada à prova documental juntada forma acervo probatório suficiente para a demonstração dos atos ímprobos imputados ao requerido, impondo-se a adequada e proporcional aplicação das sanções correspondentes”. Carlos Eduardo destacou que “ecoa inconteste nos autos que o requerido, na condição de gestor da administração pública municipal de Gaúcha do Norte, cometera diversas irregularidades”.

O juiz condenou Edson a ressarcir integralmente os danos causados, em valor que ainda será calculado, e determinou a perda da função pública (caso ocupe alguma atualmente). O ex-gestor também teve os direitos políticos suspensos por cinco anos, terá que pagar multa de 100 vezes o valor que recebia em 2008, corrigida e atualizada com juros, e ficará impossibilitado de contratar, receber benefícios ou incentivos fiscais do poder público por três anos.

Ainda cabe recurso contra a sentença.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE