O Ministério Público Federal em Barra do Garças (520 km de Cuiabá) instaurou inquérito civil público com o objetivo de apurar responsabilidade da concessionária de água pelo derramamento de esgoto, sem tratamento, no leito do rio Araguaia.
A instauração do inquérito foi motivada pelo resultado de inspeção realizada pelo MPF nas imediações da estação de tratamento de esgoto situada no Porto do Baé. Na ocasião, foi constatada uma grande quantidade de esgoto vazando do interior da estação direto para o leito do rio, sem qualquer tratamento.
Foi verificado ainda, em outras localidades do Porto do Baé, mais dois pontos de vazamento de esgoto, cujo destino também era o rio Araguaia. Posteriormente, veiculou-se na mídia local a informação que a Sema vistoriou o local e autuou a empresa.
Diante disso, o MPF oficiou a Sema em Barra do Garças e encaminhou cópia do relatório de inspeção para que a secretaria informe as providências adotadas. Também foi encaminhado ofício para concessionária que deve informar as providências, bem como apresentar sua versão dos fatos.
As informações são da assessoria de imprensa do Ministério Público Federal em Mato Grosso.