O que era tratado apenas como possibilidade na última terça-feira se confirmou nesta quarta e Vanderlei Luxemburgo é o novo treinador do Vasco da Gama. Sem comandante desde a demissão de Alberto Valentim, o Cruz-Maltino confirmou o acerto até o fim de 2019 em seu site oficial. Já o treinador optou pela confirmação do novo projeto em seu perfil na rede social.
“O Club de Regatas Vasco da Gama acertou nesta quarta-feira, a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo. O local e o horário da apresentação do novo treinador ainda serão definidos. Cinco vezes campeão brasileiro e com passagens pelo Real Madrid, da Espanha, e pela Seleção Brasileira, Vanderlei Luxemburgo assina contrato com o Vasco até o fim do ano”, comunicou o clube carioca.
Apesar de mal visto por alguns conselheiros, o treinador sempre foi o nome favorito do presidente Alexandre Campello para assumir o cargo, por conta do perfil experiente e com rodagem. Outros profissionais foram cotados, como Dorival Júnior, o português Jorge Jesus, Dunga e Diego Aguirre, mas algumas questões financeiras barraram possíveis contratações.
Na última terça-feira, algumas especulações davam como certa a contratação de Luxa, que não trabalha desde 2017, quando deixou o comando do Sport. O treinador, porém, desmentiu que tivesse concretizado seu retorno ao futebol com um vídeo bem-humorado em uma feira livre em São Paulo, localizada em frente ao Estádio do Pacaembu.
Em sua carreira, Vanderlei Luxemburgo acumula triunfos e polêmicas. Começou praticamente no Vasco, na década de 80, e passou por grandes clubes, como Fluminense, Flamengo, Palmeiras, Santos, Corinthians, Cruzeiro, Grêmio e Atlético-MG, além da Seleção Brasileira. Fora do Brasil, comandou o Real Madrid e clubes árabe e chinês. No currículo, uma Copa América, diversos títulos estaduais, Brasileiros e Copa do Brasil.