PUBLICIDADE

UFMT em Sinop terá mestrado em ensino de ciências da natureza e matemática

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

O campus de Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso terá um programa de pós-graduação em ensino de ciências da natureza e matemática. O mestrado profissionalizante, vinculado ao Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no início desse mês.
A pró-reitora de Ensino de Pós-graduação, professora Ozerina Victor de Oliveira, destacou que é uma conquista muito importante para a UFMT. “O grupo de professores que está à frente deste programa já vem tentando há algum tempo e dessa vez tiveram a felicidade de conseguir e está muito feliz com isso”, afirmou.

Para o pró-reitor do campus de Sinop, professor Roberto Carlos Beber, a aprovação de mais um programa de Pós-Graduação consolida e fortalece a expansão da Instituição, em especial na região Norte.

O coordenador da proposta, professor Edson Pereira Barbosa, explicou, por meio da assessoria da UFMT, que o novo programa de pós-graduação tem como objetivo proporcionar formação continuada a professores de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química) que atuam na educação básica, visando desenvolver uma cultura profissional docente pautada pela autonomia, pela pesquisa na sala de aula e pela reflexão da própria prática, bem como das condições objetivas do trabalho docente.
“O mestrado profissional está diretamente voltado para o trabalho já desenvolvido na sala de aula. Assim, toda a produção e formação será voltada a professores que trabalham com ensino de ciências da natureza e matemática. Com isso, as pesquisas terão que estar diretamente relacionadas com o ensino e a educação”.
Além do novo mestrado em ensino de ciências da natureza e matemática o campus de Sinop possui outros quatro programas: ciências ambientais, agronomia, zootecnia e ciências em saúde. A professora Ozerina Victor de Oliveira aponta que os já existentes não contemplavam a formação de professores para a educação básica.

“Era toda uma região que esses profissionais não tinham alternativa senão sair de lá para se qualificar. Agora, o campus de Sinop pode proporcionar isso para o público da região Norte. Nosso principal objetivo estratégico é consolidar a pós-graduação na UFMT. Consolidar não é só melhorar a qualidade, é atender e criar cursos em áreas que antes não existiam”, finalizou Oliveira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

IFMT abre inscrições para 115 vagas remanescentes em cursos técnicos

Começam nesta sexta-feira as inscrições para o processo seletivo...

Termina amanhã o prazo de matrículas da rede estadual em Mato Grosso

O prazo para matrícula na Rede Estadual de Ensino...
PUBLICIDADE