A prefeitura lançou o programa de recapeamento asfáltico de cerca de 500 mil metros quadrados (m²), ou pouco mais de 75 quilômetros, de malha de ruas e avenidas. O lançamento – que é uma das obras de infraestrutura mais importantes da atual gestão, integra a programação dos 152 anos da cidade e foi feito no bairro Mapim, onde as obras estão em plena execução.
Até o dia 15, data em que a cidade comemora seu aniversário de fundação, terão sido inaugurados e lançados projetos e obras que equivalem a um investimento de R$ 500 milhões. Serão 167 obras em execução até o final do ano.
A prefeita Lucimar Sacre de Campos anunciou que entre os bairros beneficiados pelo programa estão, além do próprio Mapim, o Jardim dos Estados, o Jardim Glória I e II, o Jardim Marajoara, o Jardim Esmeralda, o Jardim Alá, entre outros. “Até o final da minha gestão, entre recursos próprios e via convênios com a Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, teremos construído 230 quilômetros de malha, sendo 150 quilômetros apenas de asfalto novo, ou seja, atendendo bairros que há mais de 20 anos esperam pela pavimentação, e o restante será de revitalização em pontos hoje críticos e grande fluxo. Acredito que no Estado, não haja nenhum programa como esse em execução”.
Até o final de 2020, quando encerra seu mandato, terão sido injetados mais de R$ 500 milhões em obras de infraestrutura, na saúde e na educação, sendo boa parte financiada pelo poder público municipal.
O senador Jayme Campos, que esteve no lançamento, destacou que apesar de todo o momento crítico para economia do país, o que reflete nas arrecadações de Estado e Municípios, Várzea Grande consegue ampliar e executar sua política de desenvolvimentos graças a sua capacidade de endividamento, em razão da adimplência juntos aos credores, e mais ainda, “por ter uma gestora que respeita e aplica com responsabilidade os recursos públicos”. O senador frisou também que todo trabalho prestado por empresas, vencedoras das licitações, é fiscalizado e tem seu pagamento realizado somente quando a obra está em conformidade com o projeto aprovado.
Com as 167 obras que serão concluídas ainda em 2019, a prefeitura de Várzea Grande acredita que cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos serão gerados dentro de Várzea Grande, colocando o município em destaque no avanço do nível de empregabilidade de Mato Grosso.
Entre as obras que serão entregues em comemoração aos 152 anos da cidade, estão a reforma e revitalização do ginásio poliesportivo “Abdão Profeta da Cruz”, localizado no bairro Jardim Glória I, inauguração de três Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), que irão beneficiar a população dos bairros São Simão, Jardim Maringá I e Alameda Júlio Muller, inauguração da pavimentação asfáltica do acesso aos bairros Carrapicho e São Gonçalo, entrega de Títulos de Legitimização Fundiária do loteamento Vila São João e Vila Santa Maria II, inauguração do complexo que vai abrigar as secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, inauguração da segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), que vai atender à população do Grande Cristo Rei, lançamento da obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) da COHAB Santa Isabel, além de missa festiva, torneio de futebol e o encerramento com o Desfile Cívico e Militar no dia 15, na Avenida Couto Magalhães.
A informação é da assessoria.