PUBLICIDADE

Implantação de aterro sanitário em Sinop deve ser concluída em 30 dias, prevê empresa

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: divulgação)

A implantação do aterro sanitário de Sinop, em uma área de 100 hectares, está perto de ser concluída. De acordo com Renata Grasel, engenheira ambiental e coordenadora técnica da Sanorte, empresa responsável pelo empreendimento, a previsão é que as obras sejam encerradas em 30 dias.

“Já concluímos cerca de 80% da obra na área. A gente tem um prazo previsto de conclusão de 30 dias para terminar o serviço operacional, exceto se tiver uma alteração climática muito grande”, explicou, ao Só Notícias.

Segundo a coordenadora, após a finalização das obras, a empresa entrará com pedido para operar o aterro junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). “Concluindo esta etapa, eu emito um relatório técnico e encaminho para a Sema, solicitando a licença de operação. A gente também aguarda a secretaria dizer onde executar a compensação ambiental”.

Conforme Só Notícias, a área onde está sendo implantado o aterro fica entre Sinop e Santa Carmem, a cerca de 15 quilômetros do centro. A Sanorte começou os trâmites para implantação do aterro ainda em 2015, com previsão de operação para 2017. Em operação, o local estará apto a receber centenas de toneladas de resíduos de municípios da região.

Com a implantação do aterro, Sinop e outros municípios, que hoje destinam resíduos para Primaverinha (também operado pela Sanorte), em Sorriso, poderão reduzir custos com os transportes. “Hoje atendemos cerca de 14 municípios. Os mais próximos, automaticamente, serão alocados para o aterro de Sinop, reduzindo gastos com o dinheiro público”, disse Renata, anteriormente.

Além de Sinop, o novo aterro deve beneficiar também os municípios de Santa Carmem, Vera, Cláudia, União do Sul, Colíder, Tabaporã, Feliz Natal, Marcelândia, Itaúba, Terra Nova do Norte e Nova Canaã do Norte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE