O secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, recebeu, em audiência, o deputado Dilmar Dal Bosco o vereador e ex-presidente da câmara de Lucas, Airton Callai e o secretário de Segurança e Trânsito de Lucas do Rio Verde, coronel Edgar Rojas para tratar do projeto de monitoramento, no município, por meio de câmeras de vídeo, em 100% da cidade. A intenção é utilizar os equipamentos existentes, interligados diretamente com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), em Cuiabá.
O projeto também prevê o monitoramento de todas as entradas e saídas do município e a instalação de câmeras nas proximidades de pontes e propriedades rurais, com o apoio das entidades e iniciativa privada. “Esse modelo foi utilizado durante a Copa do Mundo, com bons resultados. A intenção é implantar primeiro em Lucas do Rio Verde e depois levar para os outros municípios”, disse Callai, através da assessoria. Não foi informado montante financeiro a ser investido nem prazo para ser executado o projeto.
Em 2012, Lucas do Rio Verde iniciou projeto de monitoramento com 12 câmeras instaladas em parte da área central para reforçar a segurança e auxiliar a polícia na prevenção de crimes, combate e identificação de criminosos. Na primeira etapa foram investidos, pela prefeitura, cerca de R$ 2,5 milhões.
Outro assunto também discutido é designar mais um delegado para a Polícia Civil de Lucas do Rio Verde e a implantação de uma Delegacia de Furtos e Roubos.