Olavo Tadeu Carvalho, oito anos, representante de Sinop, foi o vencedor da categoria sub-8 do Campeonato Brasileiro de Xadrez, que aconteceu entre os dias 18 e 21 de abril, em Florianópolis (SC) durante o Festival Nacional da Criança (Fenac), principal evento do país nas categorias por idade.
O jovem saiu invicto da competição, com cinco vitórias e um empate, enfrentando adversários do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. Agora, representará oficialmente o Brasil no Pan-Americano, que acontecerá no Equador.
O garoto começou a treinar xadrez aos 5 anos de idade e, desde então, já colecionou alguns títulos. Foi campeão brasileiro escolar do 1º Ano do ensino fundamental em 2017, vice-campeão brasileiro sub-8 em 2018, e vice-campeão sul-americano escolar sub-7 em 2018. A mãe de Olavo, Tânia Barroso Andrade Carvalho, considera que o xadrez deveria ser incluso na grade curricular de todas as escolas. “Tanto nas matérias escolares quanto em disciplina comportamental. O Xadrez é um esporte de baixo custo para ser inserido no ensino regulamentar, uma vez que precisa apenas de tabuleiros e peças dentro da própria sala de aula”, afirma.
Tânia ainda explica que há mudanças perceptíveis em aspectos como raciocínio lógico, melhoramento no desempenho escolar e comportamento. “Tudo isso é essencial para a vida adulta, então independente se ele seguirá ou não neste esporte como profissão, todos esses conceitos estão sendo internalizados”, completa.
A prefeitura de Sinop, por meio da Gerência de Esportes, realizará neste sábado, o Campeonato Municipal de Xadrez Rápido e, no mês de agosto, o município receberá competidores de todo Mato Grosso para a edição 2019 do Campeonato Estadual promovido pela Federação Mato-grossense de Xadrez (FMTX).