A secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) deu início, esta tarde, à Operação Progressão I na regional de Guarantã do Norte (233 km de Sinop) que abrange Peixoto, Matupá, Terra nova do Norte, Novo Mundo, cujos índices criminais apresentaram aumento neste ano. A ação policial vai priorizar os bairros e locais com maiores incidências de homicídios, roubos e tráfico de drogas e segue até sábado.
Na Operação Progressão será realizado policiamento ostensivo pela Polícia Militar. Já a Polícia Civil vai intensificar cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, agindo de forma integrada com a PM nos locais determinados de atuação.
O Corpo de Bombeiros apoiará os policiais militares e civis na fiscalização de estabelecimentos e demais atividades de sua competência. A Politec, por sua vez, apoiará na identificação de suspeitos, checagem de veículos suspeitos de roubos, furtos, clonagens ou dubles. Equipes do Centro Integrado de Operações Aéreas, o Ciopaer, darão apoio nas operações.
Também poderão compor as guarnições integradas durante as Operações Progressão, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Forças Armadas, além de integrantes das prefeituras municipais como fiscais ambientais e da vigilância sanitária.
De acordo com a assessoria, a cada trimestre, a secretaria adjunta de Integração Operacional (Saiop) vai analisar os índices preliminares, divulgados internamente com fins de planejamento tático operacional para desencadear as ações.