Os novos profissionais cadastrados no Programa Mais Médicos, executado pelo Ministério da Saúde, já estão atuando nas unidades para onde foram destinados em Mato Grosso. Das 53 vagas referentes à última homologação do programa, 52 foram preenchidas, sendo que apenas o município de Juara registrou uma desistência.
De acordo com a Coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Estado de Saúde, Regina Paula de Oliveira Amorin Costa, a vaga restante será preenchida ainda este mês, pelo Governo Federal, que publicará portaria designando um profissional para atuar no município.
“É positiva a avaliação do Projeto Mais Médicos no estado de Mato Grosso, que conta atualmente com 235 médicos distribuídos em 102 (72%) municípios e nos cinco (100%) Distritos Sanitários Indígenas (DSEI), atendendo aproximadamente 811 mil mato-grossenses”, destacou.
O município de Colniza contará com o trabalho de três médicos e, em Marcelândia, serão dois médicos em atuação. A coordenadora ainda informou que Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Apiacás, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Cotriguaçu, Juara, Luciara, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Porto Alegre do Norte, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Sao José do Xingu, Tangara da Serra contarão com auxílio de um médico, cada.
O atendimento do programa também engloba os Distritos Sanitários Indígenas localizados nas regiões do Araguaia (com 13 médicos), Xingu (com quatro médicos), Kaiapó (com quatro médicos) e Xavante (com oito médicos).
“Destacamos que todos os médicos participantes do programa Mais Médicos cursam especialização em atenção básica, na modalidade de ensino à distância, tendo como produto um Projeto de Intervenção, que tem proporcionado interessantes experiências e melhorias para a localidade em que atuam”, avaliou a coordenadora, por meio da assessoria.