O menino, de 7 anos, passou por cirurgia, ontem, no Pronto-Socorro de Cuiabá. De acordo com o pedreiro e pai dele, Adilson Pereira Silva Filho, ele continua internado se recuperando e não há previsão de alta. “Agora é necessário esperar ele se recuperar. Graças a Deus deu tudo certo a cirurgia dele. Nos próximos dias teremos alta e vamos voltar para Sinop para seguir a vida. Ele está com um dreno na cabeça, mas já está se alimentando aos poucos e sem dores”.
Ele foi levado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Aérea de Sinop para Cuiabá, no último domingo. O menino teve uma fratura craniana após cair e bater a cabeça em um pedaço de telha enquanto brincava no pátio de uma escola municipal. A transferência ocorreu através de liminar judicial.
Adilson Pereira explicou, anteriormente, em entrevista, ao Só Notícias, que o acidente ocorreu na unidade escolar há cerca de 10 dias e o primeiro atendimento foi realizado na Unidade de Ponto Atendimento (UPA). “Quando cheguei na escola o encontrei com uma bolsa de gelo na cabeça e já fomos direto para UPA. Passamos pelos procedimentos normais e fomos atendidos por um médico que pediu um exame de raio-x. Ele analisou e disse que não tinha nada. Ainda questionei sobre o buraco na cabeça do meu filho, mas ele informou que não era nada, passou um remédio e nos mandou para casa”.
Adilson explicou que após três dias precisou levar novamente a criança em um Posto de Saúde. “Esse médico que nos atendeu foi excelente e pediu uma tomografia que paguei parcelado em três vezes. Esse exame identificou o buraco na cabeça dele. Levamos para ser analisado por uma outra médica. Ela tomou todas as providências e pediu a transferência dele para ser operado em Cuiabá, já que em Sinop não tem neurocirurgião pediátrico”.
Outro lado
Por nota, o Instituto Social Saúde e Resgate à Vida (ISSRV), que administra a Unidade Pronto Atendimento, informou que, com relação ao caso do paciente transferido para Cuiabá, instaurou um Processo Administrativo para apurar o ocorrido. Apontou ainda que, assim que o processo for concluído, serão adotadas as medidas necessárias cabíveis.
A secretaria municipal de Saúde informou, ao Só Notícias, que logo que tomou conhecimento do caso o secretário Gerson Danzer esteve pessoalmente na UPA, na sexta à noite. A criança foi transferida para Cuiabá e a OS que administra a unidade, já informou que o comitê de ética e o comitê de revisão do prontuário instauraram uma sindicância para apurar o ocorrido.