A justiça eleitoral de Mato Grosso está convocando 50,7 mil que não compareceram às urnas nas últimas três eleições e ainda não justificaram ausências. Não foi informada a quantidade por municípios. O prazo final, antes do cancelamento do título é 6 de maio, decidiu o Tribunal Superior Eleitoral. Em Mato Grosso, a regularização começou em março e só 884 eleitores até agora foram aos cartórios eleitorais.
O eleitor pode no site do TRE se consta em seu cadastro a ausência às urnas nos últimos três pleitos, clicando na aba “eleitor” e após “situação eleitoral” e informar o nome completo e a data de nascimento ou o número do título eleitoral. O sistema emitirá a seguinte informação: “situação regular” ou “inscrição sujeita a cancelamento por ausência às últimas eleições. Compareça ao cartório eleitoral mais próximo para regularização”.
A assessoria do tribunal também informa que o eleitor que não regularizar ficará impedido de exercer diversos direitos, entre eles: votar, obter passaporte, tomar posse em cargo público, fazer ou renovar matrícula em instituições de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.