O secretário de municipal de Saúde, Luis Fábio Marchioro, se reuniu com a coordenadora do Samu do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Valéria Cristina da Silva e Silva, para tratar da implantação dos serviços em Sorriso, que vem sendo discutida há dois anos. A equipe técnica visitou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Pronto Socorro do Hospital Regional para onde são levadas pessoas feridas.
“Sabemos do interesse desta gestão em implantar o SAMU-192 e o Governo do Estado também tem intenção de trazer para o município a expansão do projeto SAMU 100% no Estado. Como o município já havia sinalizado essa intenção, nós viemos aqui para dar essa assessoria e agilizar essa implantação através desta cooperação técnica”, explicou Valéria. “Acreditamos que com a disposição de cooperação do município é possível que em pouco mais de seis meses já estaremos operando no em Sorriso”, ressaltou ela.
Ela disse que o próximo passo é definir quais profissionais da rede estadual serão cedidos para formar a equipe (médicos, enfermeiros) em Sorriso e promover a capacitação técnica. Em seguida será feita “articulação junto ao Ministério da Saúde para implementação dos equipamentos que irão compor as unidades, tanto avançada como também a básica, para que o serviço possa funcionar de forma efetiva auxiliando na rede de urgência e emergência que já existe no município”, explicou.
O secretário Luis Fábio Marchioro, disse que recebeu determinação do prefeito Ari Lafin para implantar esse projeto “pois irá refletir diretamente na qualidade de vida das pessoas, que se envolve em acidentes, pois com o atendimento da equipe do SAMU. Os atendimentos serão feitos por uma equipe médica e isso faz toda a diferença no socorro e salvamento da vida e na recuperação pós trauma. Estamos otimista com a nova gestão do Governo do Estado que entende a importância desta base em Sorris, disse.