O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso, Leonardo Campos, requereu do secretário de de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, a apuração célere do assassinato do advogado Francisco Assis Dias de Freitas, assassinado a tiros em sua residência, no Jardim Botânico, em Sinop, no último dia 18. “O assassinato de um profissional da advocacia constitui grave atentado à justiça e ao estado democrático de direito”, reforçou o presidente no pedido, endossado pelos conselheiros estaduais da OAB-MT por Sinop, Diego Gutierrez de Melo e Henei Rodrigo Berti Casagrande, que o acompanharam na audiência, na secretaria.
Leonardo Campos relatou ao secretário que, através do acompanhamento estreito dos fatos feito pela subseção da OAB Sinop, há indícios de que o crime tenha sido uma execução. A OAB solicitou a designação de uma equipe exclusiva para acompanhar o caso ou para que preste apoio aos investigadores já em atuação.
Em resposta, o secretário-ajunto de Inteligência, Wylton Massao Ohara, informou que a secretaria está acompanhando uma sequência de crimes que ocorreu recentemente na região. “Foram muitos atos de violência. É um sinal amarelo para nós”, acrescentou.
Conforme Só Notícias informou, o atirador pulou o muro da casa do advogado, por volta de 5:45h, o cachorro começou a latir muito, Francisco abriu a porta da casa para ver o que estava acontecendo e levou 3 tiros de pistola. Ele foi socorrido pela esposa e morreu no hospital, por volta de 6:20h. A polícia conseguiu imagem de uma câmera de segurança apontando que o assassino saiu pelo portão da frente da casa, com arma em punho.