O governador Mauro Mendes (DEM) decidiu trocar o comando regional do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), em Sinop. O agrônomo Rodrigo Gargantini Silva será substituído pela médica veterinária Patrícia Porto Senna. A decisão, segundo uma fonte de Só Notícias, é considerada política e não foi comunicada previamente.
Rodrigo é funcionário efetivo e estava no cargo desde setembro do ano passado, quando foi nomeado pelo ex-governador Pedro Taques (PSDB) para substituir Luzivaldo Pires, que era chefe do Indea desde 2015 e acabou pedindo exoneração. Já Patrícia também é servidora de carreira e já chegou a assumir a chefia do órgão interinamente, em 2017.
Além de Sinop, a regional do Indea também é responsável pela fiscalização agrícola e pecuária nos municípios de União do Sul, Vera, Santa Carmem e Cláudia. Mendes ainda não nomeou os chefes regionais em Sinop de órgãos como a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), escritório regional de saúde, Ciretran, e Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec).