O Palmeiras assegurou a liderança do Grupo B do Campeonato Paulista na noite desta quarta-feira. Com reservas e jovens da base em campo, em um jogo de poucas emoções no Allianz Parque, o time alviverde ganhou por 1 a 0 da Ponte Preta no encerramento da primeira fase do torneio.
Com 25 pontos ganhos, o Palmeiras tem o direito de decidir a vaga às semifinais dentro de casa, já que superou o rival Novorizontino, segundo com 22. A equipe palestrina ultrapassou o Santos (23) e ficou com a segunda melhor campanha da etapa classificatória, atrás apenas do Red Bull (27).
A Federação Paulista de Futebol (FPF) define nesta quinta-feira as datas e horários dos jogos entre Palmeiras e Novorizontino, que duelam nas quartas de final do torneio estadual pelo terceiro ano seguido. A Ponte Preta, por sua vez, segue para o Troféu do Interior.
O Jogo – Com os titulares poupados, o Palmeiras conseguiu assustar logo nos primeiros instantes da partida. Zé Rafael desceu pela esquerda e cruzou rasteiro. Dentro da área, Felipe Pires ajeitou para Lucas Lima, que bateu de perna direita e parou na marcação.
A Ponte Preta equilibrou o jogo e conseguiu responder no momento em que Júlio César bateu cruzado da esquerda, mas ninguém apareceu para completar e Edu Dracena apenas acompanhou. Thalles, após receber cobrança de falta curta, também chutou com algum perigo para Pras.
Com o Palmeiras precisando de um empate para assegurar a liderança e a Ponte Preta já eliminada, o primeiro tempo do confronto disputado no Allianz Parque não teve grandes chances de gol. Felipe Pires até tentou algumas jogadas pelas pontas, sem destaque.
A Ponte Preta, ligeiramente superior na etapa inicial, assustou logo no começo segundo tempo. Após passe de Thalles, Reginaldo apareceu livre dentro da grande área palmeirense, mas tentou encobrir o goleiro Fernando Prass e chutou por cima do gol.
Incapaz de penetrar na defesa da Ponte Preta, o Palmeiras irritou alguns torcedores ao trocar passes sem objetividade e levou mais um susto do time de Campinas. Após cruzamento vindo da esquerda, Tiago Real completou de cabeça e Thiago Santos cortou.
Na tentativa de melhorar a criação de seu time, o técnico Luiz Felipe Scolari trocou o zagueiro Vitão pelo meia Raphael Veiga, recuando o volante Thiago Santos para a zaga. Aos 35 minutos, Felipe Pires cruzou da direita e Veiga cabeceou na trave. No rebote, ele marcou o único gol da partida.