PUBLICIDADE

Estudantes de Lucas do Rio Verde apresentarão no Show Safra projeto de conservação de alimentos

PUBLICIDADE
Só Notícias

Os estudantes dos cursos técnicos em Agricultura e Agropecuária da Escola Técnica de Lucas do Rio Verde vão apresentar um projeto intitulado ‘conservação de alimentos através da ensilagem’ na feira do Show Safra BR-163, que começa no próximo dia 26 e vai até 29, está entre as quatro maiores feiras do Brasil e movimentou, ano passado, cerca de R$ 1,2 bilhão e recebeu cerca de de 45 mil visitantes.

O projeto foi orientado pelo professor de Zootecnia, Matheus Ribeiro, que neste experimento auxiliou os alunos a criar um silo e também foi feita a reidratação de grãos de milhos seco, moído em peneira de dois milímetros visando a produção de silagem. Segundo Matheus, o objetivo do projeto é demonstrar quais as etapas da produção de silagem, tanto de alimentos concentrados (silagem de grão de milho reidratado), forrageiras e, uma inovação que é a ensilagem de rações totais, sendo a última uma técnica que vem sendo estudada na prática por concentrar a mão de obra e apresentar aplicabilidade tanto em grandes propriedades quanto em pequenas. “Para o desenvolvimento dos trabalhos foram construídos silos experimentais, utilizando tubos de PVC e CAPs”.

O professor explica que a realização do projeto precisou ainda que fossem integradas as disciplinas de matemática aplicada (cálculo do volume do silo e de densidade da massa ensilaga), química básica (mudança do estado físico da água e a forma que se encontra no alimento) e nutrição animal (técnica de conservação e a formulação básica de rações).

Matheus destaca que esses projetos contribuem com o aprendizado dos alunos num espaço fora da sala de aula e com isso eles aprendem com mais afinco. “Com esse tipo de experimento, a unidade escolar mostra para os jovens e para as famílias que oferece uma educação de qualidade e com projetos pedagógicos diferenciados”.

O diretor da Escola Técnica, José Mainardi, disse que essa feira é muito importante para o município, porque reúne 60 empresas do segmento de tecnologia, insumos, máquinas e pesquisas ligadas ao agronegócio. “O diferencial da nossa instituição é a preocupação com a formação dos alunos. A participação em um dos maiores eventos do segmento no Estado é uma oportunidade de crescimento profissional”.

José ressalta que os alunos de todos os cursos da Escola Técnica também participarão de palestras e mesas redondas, além da visita nos stands das empresas. “Essas atividades criam oportunidade de agregar valor no processo de formação dos alunos, interagindo com empresário, produtores, criadores e conseguindo oportunidades de estágio e até mesmo de emprego. Ou seja, os estudantes da Escola Técnica vêm ocupando o seu espaço na região médio norte de Mato Grosso”. A informação é da assessoria da Secitec.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE