PUBLICIDADE

Custo da produção da soja em Mato Grosso sobe devido ao aumento na alíquota do Fethab

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O Imea atualizou o custo de produção da soja mato-grossense para a safra 1209/20, referente ao mês de fevereiro. Com os novos valores, o custo variável e o custo operacional apresentaram leve aumento ante o mês anterior. Enquanto o variável fechou em R$ 3.107,61/hectare, o operacional fechou em R$ 3.451,49/ha, reajuste de 0,24% e 0,17%, respectivamente.

“Num panorama geral, o reajuste nos custos vieram principalmente do aumento do custo da semente de soja transgênica e dos impostos, uma vez que as novas alíquotas do Fethab (Fundo Estadual Transporte e Habitação Popular”,  que foram reajustados no governo Mauro Mendes, “começaram a valer”. A alíquota cobrada sobre a soja, milho e gado, por exemplo, aumentou.

Os analisas concluem, no boletim semana, que “alguns componentes importantes, como macronutrientes e herbicidas, tiveram redução, mas não foi o suficiente para evitar o aumento nos custos. Enquanto alguns produtores ainda focam no término de sua colheita, outros já finalizaram, e a atenção vai se voltando para a safra 2019/20”, informa o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, em seu boletim semanal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço do boi gordo em Mato Grosso baixa 1,9%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, esta...

Preço da soja disponível em Mato Grosso tem semana estável

A soja disponível no Estado fechou praticamente estável na...

Milho disponível em Mato Grosso sobe 6%

O preço do milho em Mato Grosso teve incremento...
PUBLICIDADE