PUBLICIDADE

Cuiabá ‘deixa de ser’ capital de Mato Grosso e governo volta para Vila Bela, só por hoje

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

Oficialmente, pelo menos hoje, a capital de Mato Grosso é Vila Bela da Santíssima Trindade, que completa 267 anos, e não Cuiabá. A transferência de sede do Estado é uma determinação da lei 10.377 de 2016 determinando que em todo dia 19 de março a cidade do oeste mato-grossense volte a ser capital estadual, como era antes de o governo ser fixado em Cuiabá.

Para celebrar a data, o “governo itinerante” vai dar expediente no Palácio dos Capitães Generais com a presença do vice-governador Otaviano Pivetta e de secretários de Estado que vão atender aos prefeitos das cidades da região.

A programação prevê uma reunião com todas as autoridades às 10h15. Antes haverá atos cívicos, apresentação de fanfarra, da Guarda Mirim e uma missa comemorativa na Igreja Matriz, que fica na Praça Central.

Ontem à noite, houve uma sessão solene da Assembleia Legislativa de Mato Grosso na Câmara Municipal e os vereadores já adiantaram que uma das principais reivindicações a Pivetta deve ser a construção de 1,5 quilômetros de asfalto até um frigorífico em construção, que promete gerar 500 empregos diretos na região.

Vila Bela da Santíssima Trindade é uma das cidades mais antigas de Mato Grosso e foi a primeira capital do estado. Foi fundada há 267 anos para defender os interesses nacionais nas disputas territoriais que o Brasil tinha com a Bolívia e foi importante para a preservação do Acre e parte de Rondônia e Mato Grosso no território brasileiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: chapa única disputará mesa diretora da câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...
PUBLICIDADE