A jaguatirica de porte adulto foi solta em uma região de floresta na base aérea do Exercício, na Serra do Cachimbo, no Pará, no final do mês passado. A operação de transporte contou com apoio dos militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e colaboração direta da Associação Onçafari – ONG protetora dos animais -, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
O animal foi encaminhado pela Sema, através do Corpo de Bombeiros e passou por tratamento no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ele sofreu trauma craniencefálico causado por um golpe de enxada, no assentamento Cedro, localizado há cerca de 60 quilômetros de Sorriso, sentido a Nova Ubiratã, no dia 18 de julho do ano passado.
Na época, o animal assustou os moradores que acionaram os militares. Os bombeiros precisaram da ajuda da Polícia Militar para capturar a jaguatirica que estava bastante arisca devido ao ferimento na cabeça.