PUBLICIDADE

Novo procurador-geral de Justiça toma posse e vai interiorizar o GAECO Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Mayke Toscano)

O novo procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira foi empossado, hoje, e anunciou alguns dos principais desafios como a criação dos grupos de atuação especial contra o crime organizado regionais; criação e implementação dos centros de apoio operacional nas suas áreas de atuação e a reestruturação administrativa. Ressaltou ainda que “o Ministério Público continuará buscando recuperar o patrimônio financeiro desviado do Estado, seja oriundo da copa do mundo ou não, além de submeter aos rigores da lei aqueles que usaram a caneta como pé de cabra para arrombar os cofres públicos “.

Borges disse que a instituição levará demandas dessa natureza com prioridade ao Judiciário, “objetivando desse poder as respostas necessárias com a máxima agilidade. É isso que a sociedade mato-grossense espera do sistema de Justiça”, acrescentou.

O governador do Estado, Mauro Mendes, enfatizou que sua experiência com o Ministério Público sempre foi exitosa e desejou sucesso ao novo procurador-geral de Justiça. “O Ministério Público cumpre o seu papel e tem uma missão extremamente relevante. Tem sido parceiro para construir soluções e não apenas apresentar problemas”.

O Conselheiro Nacional do Ministério Público, Fábio Bastos Stica, no ato representando a presidente do CNMP, procuradora-geral da República, Raquel Elias Ferreira Dodge, falou sobre a missão árdua e espinhosa do Ministério Público e disse que a instituição vem encontrando respaldo da sociedade brasileira. “O Ministério Público é reconhecido como órgão de controle e combate, principalmente contra a corrupção”, afirmou.

O presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público, promotor de Justiça Roberto Aparecido Turin, no ato representando a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), disse que a entidade de classe será parceira e ajudará no quer for preciso. “O senhor vai ter na AMMP uma parceira, alguém para cobrar, para contrapor e para colocar outras visões”, disse.

O ex-procurador-geral de Justiça, promotor Mauro Benedito Pouso Curvo, apresentou um balanço das ações realizadas nos últimos dois anos. Disse que entrega o cargo ao novo PGJ com a certeza de dever cumprido. “Essa certeza vem da eficiência da nossa instituição em diversos aspectos. Como exemplo, podemos citar o combate à corrupção. Entre dezembro de 2016 e agora conseguimos retornar aos cofres públicos aproximadamente dois bilhões de reais em dinheiro, não estou falando de bens apreendidos, estou falando de dinheiro que foi depositado na conta única. Também iniciamos um trabalho na prevenção de desvios por meio do sistema de inteligência artificial preditivo. O MP também conquistou seis prêmios nacionais no último biênio”, enfatizou.

Além do procurador-geral de Justiça, também foram empossados o corregedor-geral, Hélio Fredolino Faust, e os integrantes do Conselho Superior do Ministério Público.

Autoridades federais, estaduais e municipais prestigiaram a solenidade.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...
PUBLICIDADE