Os dois homens, de 21 e 48 anos, foram presos pela Polícia Civil, em Novo Progresso, no Pará. Eles eram considerados foragidos da operação Mercúrio, que investiga os crimes de tráfico de drogas , organização criminosa, tortura e homicídio ocorridos em Guarantã do Norte (233 quilômetros de Sinop). Com eles, também foram apreendidos dois tabletes de maconha pesando cerca de 1,3 quilos.
Na mesma operação, os investigadores prenderam 2 homens, 2 mulheres e também apreenderam 2 adolescentes, no dia 25 do mês passado, durante cumprimento de mandados de buscas e apreensões em Guarantã. A operação desarticulou a quadrilha envolvida com tráfico e assaltos na região.
O delegado da Polícia Civil de Guarantã do Norte, Waner dos Santos Neves, disse, anteriormente, ao Só Notícias, que nos imóveis dos suspeitos foram apreendidas balanças, 1,5 quilo de cocaína, 47 porções de maconha, 10 porções de pasta base. “Hoje, foram cumpridos 9 mandados de prisão temporária e outras 4 (pessoas) acabaram sendo pegas em flagrante. Além disso, quatro menores foram detidos. A operação foi perfeita e desarticulamos essa quadrilha”, disse Neves. “São nove meses de investigação. Neste período, foram presas outras 13 pessoas”, emendou.
Ainda de acordo com o delegado, todos fazem parte de uma organização criminosa que estava praticando assaltos. “Todos foram monitorados e identificados por envolvimento em assaltos e tráfico de drogas. Os maiores vão passar pelos procedimentos necessários e serão encaminhados para cadeia. Já os menores, foi feito o flagrante delito e liberados para se apresentar ao Conselho Tutelar”.
A operação recebeu nome de Mercúrio em referência a uma batalha objeto de represálias por parte do exército alemão, na Segunda Guerra Mundial.