O município de Pedra Preta (238 quilômetros de Cuiabá) teve o decreto de situação de emergência reconhecido pelo governo Federal, por causa das fortes chuvas que atingiram a região do assentamento Vale do Prata, na zona rural. Uma ponte de madeira, com 20 metros de altura, que possui risco de cair, conforme laudo da Defesa Civil municipal.
A atual travessia foi construída pelos moradores da região, após a antiga estrutura ser levada pelas águas. A ponte é a única forma de acesso à comunidade, onde moram cerca de 250 famílias.
Segundo o prefeito do município, Juvenal Pereira Brito (MDB), a área rural fica em uma região de divisa com o município de Guiratinga e foi necessário decretar situação de emergência para conseguir recursos do governo federal para solucionar o problema.
“A situação é crítica. Essa ponte dá acesso ao assentamento e várias fazendas e, mesmo interditada, as pessoas continuam passando, porque é o único acesso. Decretar a situação de emergência foi a forma que encontramos de conseguir recurso mais rápido”, explica o prefeito.
Brito afirma que até a próxima semana representantes do Executivo municipal devem ir a Brasília para levar os projetos e documentos necessários para a liberação de recursos. Enquanto a obra não começa, o medo é que algum grave acidente aconteça.
“É uma ponte de 58 metros de extensão, que fica a 20 metros de altura. Um engenheiro de Guiratinga constatou que, no meio, a ponte já baixou 30 centímetros. Por lá passa a van escolar, caminhões carregados de soja… É uma ‘arapuca’. O projeto é para construir uma ponte com aço e concreto”, enfatiza Brito.