PUBLICIDADE

Deputados querem instalação de 3 Frentes Parlamentares na Assembleia

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: Marcos Lopes/arquivo)

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso já recebeu seis requerimentos para abertura de três Frentes Parlamentares que trabalharão de forma temática para melhorar a legislação dos segmentos para qual cada uma se propõe. Foram três pedidos para Defesa dos Direitos dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), uma para formar a Frente Parlamentar da Saúde e outras duas para formação da Frente Parlamentar do Agronegócio.

Regimentalmente, a Assembleia só pode ter oito Frentes funcionando simultaneamente. Por isso a pressa em apresentar os requerimentos, que dão o direito a quem o apresentar de ser o coordenador-geral da Frente, além de o primeiro requerimento ter prioridade na instalação.

Desta forma, a Frente Parlamentar do Agronegócio deverá ser presidida pelo deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), que apresentou o requerimento antes do deputado Xuxu Dalmolin (PSC). A defesa dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias deverá ser coordenado pelo deputado Doutor Gimenez (PV), que fez o pedido antes de Guilherme Maluf (PSDB) e Lúdio Cabral (PT), e a Frente da Saúde deverá ficar com o Doutor João (MDB), único a fazer o requerimento.

Como se trata de um requerimento que demanda análise mais aprofundada, ele não é lido nem votado no ato da apresentação, mas já pode ser feito a partir da sessão noturna de amanhã.

A criação da FPA é um instrumento legislativo que une deputados de vários partidos em torno de um tema comum. Utilizando-se das prerrogativas da Frente, a Assembleia pode propor ações mais efetivas, seja de criação ou alteração da legislação.

Regimentalmente, uma Frente Parlamentar precisa de pelo menos cinco deputados para ser instalada e se destina a atuar em conjunto com sociedade civil e órgãos públicos para discutir e aprimorar a legislação. A Assembleia pode ter, no máximo, oito Frentes Parlamentares simultaneamente e cada deputado pode participar de até cinco Frentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Comissão aprova redação final de projeto que proíbe celulares em salas de aulas de MT

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da...

Governador autoriza investir R$ 73 milhões para asfaltar rodovia de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes autorizou o asfalto novo em...

Coronel que chefiou regional de Nova Mutum é novo comandante geral da PM

O governador Mauro Mendes definiu, esta tarde, que o...
PUBLICIDADE