Operação da Lei Seca apreendeu 35 carros e 4 motos, esta madrugada, no bairro Santa Cruz, em Cuiabá. Cinco pessoas foram presas ao serem flagradas dirigindo bêbadas. A ação foi uma parceria entre a Polícia Militar, a Polícia Judiciária Civil, o Departamento Estadual de Trânsito e da Secretaria de Mobilidade Urbana.
Além das apreensões e prisões, 29 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e 19 licenciamentos de veículos foram recolhidos. Ao todo, foram realizados 135 testes de alcoolemia para identificar possíveis infratores. A operação teve duração de 3 horas.
Em 2018, foram registrados 17.973 acidentes em todo o Estado, sendo 9.407 envolvendo motocicletas, o que corresponde a um índice de 52% do total de ocorrências, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Já os registros do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), da Secretaria Municipal de Saúde, apontaram que somente em Cuiabá, de janeiro a julho de 2018, foram registradas 1.326 internações por acidentes.
Deste número, aproximadamente 80% das internações foram no Pronto-Socorro do município, o que gerou um custo de R$ 1 milhão em procedimentos hospitalares.