O governador Mauro Mendes criou uma comissão que trabalhará para destravar a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, o principal de Mato Grosso. Representantes da Infraero, Receita Federal, prefeitura de Várzea Grande, trade turístico e secretários de Estado. “A equipe precisa ser enxuta para dar agilidade. A internacionalização, para a operação dos voos, é uma ação estratégica de integração com a América Latina e nós vamos perseguir isso, pois sabemos da importância para o Estado”, afirmou o governador.
Segundo o chefe da Equipe Aduaneira da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Cuiabá, Roney Augusto Paes de Barros, também é de interesse do órgão a internacionalização, pois é mais receita que entra para o país. Durante a reunião, todos os setores envolvidos demonstraram interesse em solucionar o problema, que atualmente esbarra em questões de espaço físico contidas em normas do Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias). “Solucionando isso, em uma semana colocamos a equipe para trabalhar no aeroporto”, afirmou Roney Augusto.
O superintendente da Infraero relatou que todas as exigências já foram cumpridas, contudo, pelo aeroporto ter sido elevado de categoria de pequeno para médio porte, pelo volume de passageiros que transitam no local, a Receita Federal passou a exigir que o espaço de desembarque de voos internacionais fosse ampliado, assim como a estrutura administrativa.
Todas as demandas serão analisadas pela comissão na busca por encontrar uma solução para a internacionalização do aeroporto. A informação é da assessoria do governo.