Um movimento, encampado por entidades da sociedade civil e cidadãos mato-grossenses, está se articulando para criar o Observatório Social de Mato Grosso (OSMT). O objetivo da organização seria fiscalizar as contas, as licitações e os atos do governo do Estado.
Nesta sexta-feira, às 8h, será realizado o 1° Seminário de Controle Social dos Atos Públicos de Mato Grosso e sensibilização para a criação do OSMT. Estará palestrando no evento o Jaime Luiz Klein (foto) que, além e auditor público interno, é presidente do Observatório Social de São José/SC e coordenador do Movimento Cidadão Fiscal – Indo Além de Contribuinte e Eleitor.
O seminário será realizado na Sede do Sindicato dos Trabalhadores no Tribunal de Contas do Estado, no bairro CPA, em Cuiabá. As inscrições são gratuitas e serão realizadas no local do evento.
Os observatórios sociais – que são criados e financiados pela sociedade civil – já existem em várias cidades brasileiras, com resultados extraordinários e impactantes na gestão pública municipal.
A entidade pioneira foi Maringá, no Paraná, que desenvolveu os princípios e a metodologia, sendo seguida por diversos outros municípios. O que mais destaque foi o de São José (SC), que ganhou notoriedade a partir de matérias veiculadas em rede nacional.