Termina na próxima sexta-feira (15) 0 prazo para donos de fazendas fazerem o cadastro de suas áreas onde há plantio de soja em Mato Grosso. A instrução normativa conjunta, feita em 2015, prevê que o cadastro das propriedades deverá ser realizado anualmente logo após o término do plantio da lavoura, não podendo ultrapassar o dia 15 de fevereiro. O cadastro ou atualização é online e pode ser feito por meio do Sistema de Defesa Vegetal do Estado de Mato Grosso (Sisdev).
A analista de agricultura da Famato (Federação da Agricultura de Mato Grosso), Karine Machado, explica que o produtor deve, obrigatoriamente, informar todos os dados solicitados no cadastro e as coordenadas geográficas da sede da propriedade rural. O produtor deverá fornecer o croqui da lavoura com as coordenadas geográficas dos talhões sempre que for solicitado pela fiscalização do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).
O cadastro é importante para garantir a segurança sanitária no campo. Segundo Karine, a colaboração do produtor rural é fundamental para que a Defesa Sanitária Vegetal consiga acessar as áreas com lavouras de soja no estado e, com isso, fazer o acompanhamento devido do período obrigatório do vazio sanitário. “A orientação da Famato é para que os produtores rurais de Mato Grosso não deixem o cadastro para última hora”, concluiu, através da assessoria.