Senadores estão se mobilizando para abertura de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar as causas do rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho (MG). Oficialmente, 150 pessoas morreram e há 182 pessoas desaparecidas. A senadora Selma Arruda (PSL) é uma das parlamentares a assinar o requerimento, que já tem 31 assinaturas (4 a mais que o número mínimo) e deve ser lido amanhã, em Plenário.
“Não posso me calar diante de um desastre com prejuízos ainda incalculáveis, principalmente no que tange à garantia da segurança das pessoas e do meio ambiente. Não podemos permitir que Mato Grosso, estado que me elegeu, e os demais estados da Federação, corram o risco de serem arrastados por esse mar de lama”, disse a senadora.
Em 180 dias, os senadores devem identificar os responsáveis pela tragédia e sugerir providências para evitar novos desastres. Depois da leitura do requerimento em plenário, a Secretaria-Geral da Mesa deve confirmar que o pedido tem as 27 assinaturas exigidas pelo regimento interno. Só depois disso os líderes dos partidos indicam os senadores para compor a comissão e definir, presidente, relator e membros.