A Gerência Estadual de Polinter, da Polícia Judiciária Civil, cumpriu, ontem à noite, o mandado judicial de prisão por condenação contra Francisco Martins Pereira, 59 anos, conhecido como “sargento Martins”, apontado como um dos autores do assassinato de Valdivino Luiz Pereira, pai do ex-deputado federal Valtenir Pereira. O crime ocorreu em 1983.
Condenado a 12 anos de prisão pelo assassinato, Francisco Martins Pereira, passou a ser monitorado por uma equipe da Polinter, “foi abordado, em via pública no bairro CPA-I, seu veículo, próximo a sua residência. Com ele, foi encontrado uma pistola .40, um carregador e 13 munições .40”, informa a Polícia Civil.
Após ter o mandado de condenação cumprido, o acusado foi conduzido a Polinter e hoje passará por audiência de custódia, no fórum da capital.
Ele e Sandoval Resende da Silva foram apontados, por uma testemunha, por terem segurado o pai de Valtenir para que fosse morto em ato do ex-prefeito de Juscimenira (157 km ao sul da capital), José Rezende Silva, conhecido como “Zé Guia”. Eles foram condenados a 12 anos de prisão, mas não chegaram a cumprir a pena.