Após duas derrotas seguidas, o São Paulo voltou a vencer durante a tarde deste domingo. Jogando em um esvaziado Pacaembu, o time reserva do Tricolor sofreu, mas derrotou o frágil São Bento por 1 a 0, com um golaço de Hernanes, marcado no segundo tempo da partida válida pela quinta rodada do Campeonato Paulista.
O resultado, além de garantir o São Paulo na liderança do Grupo D com nove pontos, alivia a pressão sobre o time dirigido por André Jardine às vésperas do primeiro duelo decisivo no ano, o jogo de ida da segunda fase da pré-Libertadores, contra o Talleres, nesta quarta-feira, na Argentina. O São Bento, por sua vez, segue na lanterna do Grupo B, com míseros dois pontos.
Após encarar os argentinos, o Tricolor enfrenta a Ponte Preta no próximo sábado, às 19 horas (de Brasília), no Moisés Lucarelli, pela sexta rodada do Estadual. Já o São Bento recebe a Ferroviária na sexta-feira, às 21 horas, em Sorocaba.
De olho no duelo decisivo com o Talleres, André Jardine promoveu dez alterações em relação à partida contra o Guarani. Helinho foi o único remanescente da última escalação. Já Arboleda, Anderson Martins, Bruno Peres, Everton e Pablo nem sequer foram relacionados. Assim como os lesionados Jucilei e Liziero, dúvidas para quarta-feira.
Embora o São Paulo tenha esboçado uma pressão inicial, a primeira chance de gol foi do São Bento. Aos oito minutos, após cobrança de escanteio, Paulinho desviou para trás na primeira trave, e Ewerton Páscoa testou na pequena área, mas mandou por cima. Em lance parecido, o Tricolor respondeu pouco depois, com cabeçada de Gonzalo Carneiro, que foi para fora.
Aos 18 minutos, o time visitante teve um gol anulado. Alecsandro recebeu na entrada da área e ajeitou de peito para Alex Maranhão bater no ângulo esquerdo de Jean. A arbitragem assinalou impedimento do camisa 9, mas Rodrigo dava condições milimétricas para o atacante.
Em uma rara boa jogada, Igor Vinícius fez boa triangulação com Hernanes e Everton Felipe e recebeu falta na frente da área. Na cobrança, o Profeta bateu forte no canto direito do goleiro Henal, que fez boa defesa. Na última oportunidade do primeiro tempo, Gonzalo Carneiro passou por três marcadores na entrada da área e chutou de esquerda, mas a bola sofreu desvio e saiu pela linha de fundo.
O Tricolor voltou com Antony no lugar de Everton Felipe, um dos piores na primeira etapa. E logo no primeiro lance do segundo tempo o atacante campeão da Copinha quase abriu o placar.
Após grande passe de Hernanes, Helinho cruzou rasteiro na área. Igor Vinícius tentou finalizar, mas foi travado. No rebote, Gonzalo bateu forte, e Henal defendeu. Na sobra, Antony também parou no goleiro. O São Bento respondeu pouco depois. Edson Ratinho recebeu na direita e cruzou. A bola fez a curva e acertou o travessão de Jean, que levaria um gol de cobertura.
Quando torcida já dava mostras de impaciência, Hernanes apareceu para tranquilizá-la com um golaço, o seu primeiro no Estadual. Aos 15 minutos, o Profeta recebeu na entrada da área, ajeitou para a esquerda e bateu colocado. A bola ainda tocou na trave antes de entrar.
Após 75 minutos de atuação, contando os acréscimos do primeiro tempo, Hernanes deu lugar a Jonatan Gómez e teve o nome gritado pela torcida. O time da casa ainda desperdiçou um pênalti nos acréscimos, cometido pelo zagueiro João Paulo, que tocou a bola com o ombro dentro da área. Na cobrança, o substituto do Profeta bateu no canto direito do goleiro, que pulou para fazer a defesa.