O delegado da Polícia Civil, Carlos Francisco de Moraes, confirmou, ao Só Notícias, que decidiu abrir inquérito policial para investigar o possível desaparecimento do piloto Valdemir Elias do Couto, de 33 anos. Ele estava em um avião monomotor modelo Embraer EMB-710 (Carioca) e “decolou de Alta Floresta por volta das 9h30 do último domingo. Já ouvimos testemunhas e a única coisa que temos de concreto é essa decolagem, mas sem saber para qual o ponto de pouso. Temos apenas a saída do ponto A, mas sem definição do ponto B. Temos as gravações da saída, mas como não temos a certeza que estamos investigando um crime não podemos divulgar e manter em sigilo”, explicou Moraes.
Ainda de acordo com o delegado, a esposa do piloto também não soube repassar qual seria a rota de voo utilizada. “Ninguém sabe informar nada de concreto. Está um mistério. A esposa não soube informar nada de concreto e também não apareceu o dono de avião. Não tem como fazer buscas porque não há informações dos possíveis destinos traçados”, explicou.
Carlos Francisco informou que a Força Aérea Brasileira (FAB) deve ser acionada para tentar encontra a aeronave. “Ainda não acionamos nenhuma autoridade porque não há dados concretos. Como que vamos pedir ajudar se não nada concreto do que ocorreu. Ele está desaparecido de Alta Floresta em um avião e que foi para uma região de garimpo. A linha de investigação é apenas de desaparecido. Ele não informou ninguém para onde iria”.