Os 24 deputados da nova legislatura tomam posse, esta manhã, na Assembleia Legislativa. Juntos, conquistaram mais de 535 mil votos, sendo a mais votada Janaína Riva (MDB) com 51.546 votos e o menos votado João Batista do Sindispen (PROS) 11.374.
Após a posse, deve ser eleita a nova mesa diretora e a tendência é do atual presidente Eduardo Botelho ser reeleito. O deputado Max Russi (PSB deve ser primeiro secretário – segundo cargo mais importante)
Os parlamentares eleitos e reeleitos representam 14 partidos. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) o maior deles, com três deputados, que passarão a ser quatro com a saída do deputado reeleito Allan Kardec (PDT) para ocupar o cardo de secretário de Cultura e a consequente entrada do suplente Romoaldo Junior (MDB).
Além do MDB, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), Democratas (DEM), o Partido Social Liberal (PSL), o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o Partido Social Cristão (PSC), o Partidos dos Trabalhadores (PT), o Democracia Cristã (DC) e o Partido Verde (PV) elegeram dois deputados estaduais cada.
Já o Partido Social Democrático (PSD), o Partido Republicano Brasileiro (PRB), o Partido Democrático Trabalhista (PDT), o Progressistas e o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) têm um representante cada, porém, o PDT ficará sem o deputado eleito, Allan Kardec, que irá integrar a atual gestão.
O governo Mauro Mendes tem maioria. A bancada que começa a trabalhar hoje deve ter de 16 a 18 deputados apoiando o governo. Na oposição estão Lúdio Cabral e Valdir Barranco (ambos do PT), e o deputado Wilson Santos (PSDB), que já mostrou nas sessões deste ano que baterá de frente com o governador. Nos últimos embates com o governo, os deputados Elizeu Nascimento (DC) e João Batista do Sindispen (PROS) afirmaram que irão defender os servidores, o que pode configurar uma nova oposição.