O Ministério Público do Estado informou, esta tarde, que algumas iniciativas começam a ser desenvolvidas para reduzir ajudar a reduzir a obesidade infantil. Em Sorriso, por exemplo, no próximo dia 05, na sede das Promotorias de Justiça, haverá audiência pública para o lançamento do projeto “Liga da Saúde”. Palestras, rodas de conversa, visitas às unidades de ensino, teatro infantil, reuniões, audiências públicas e distribuição de cartilhas informativas serão algumas das estratégias utilizadas para atingir o público-alvo.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam a existência de 124 milhões de crianças e adolescentes obesos no mundo. No Brasil, uma a cada três crianças está com sobrepeso. Os dados são preocupantes e levaram o Conselho Nacional do Ministério Público a recomendar a priorização de ações de prevenção e combate da obesidade infantil e promoção da alimentação saudável e do aleitamento materno.
Além das ações de sensibilização, o projeto também prevê atendimento psicológico e orientativo às crianças e familiares. O promotor de Justiça, Márcio Florestan Berestinas, explica que o Ministério Público do Estado já começou a realizar um levantamento sobre os cardápios usados pelas escolas para distribuição de merenda escolar; sobre os alimentos e bebidas que estão sendo comercializados nas cantinas; e também se o tema alimentação saudável está sendo trabalho nas unidades de ensino.
A expectativa é de que até o final do ano os casos de obesidade infantil em Sorriso sejam reduzidos em ao menos 30%. Para a execução do projeto, o MP conta com a parceria das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, de professores, pedagogos, diretores de escolas, assessoria pedagógica da Seduc, dos membros do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, alunos, associações de moradores e NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). A informação é da assessoria.